Restauração de Pisos

Cooktop! A evolução do fogão!



Fogão ou cooktop? Qual a diferença entre fogão e o cooktop?

Como escolher o melhor fogão? Entenda a diferença entre fogão e cooktop e saiba como comprar o fogão ideal. Confira as dicas sobre os tipos de fogões.

O fogão evoluiu muito e hoje podem ser encontrados diversos tipos de fogão, cada um mais adequado a um perfil de cozinheiro e a um tipo de cozinha. Escolher o fogão ideal envolve diversos fatores, como as receitas que costuma preparar, o espaço disponível na sua cozinha, o material de acabamento e o tamanho de sua família. Conheça as opções de fogão atuais.

Tipos de Fogão

Fogão de Chão - é o fogão que todo mundo conhece. Prático, funciona a gás, não precisa de instalação e vem com forno embutido.





Fogão de Embutir - apresentam as mesmas características que o fogão convencional, mas precisam ser fixados a bancadas, pias ou armários.






Fogão de Mesa - possuem apenas as bocas em uma base que pode ser colocada sobre qualquer superfície lisa.

Qual a diferença entre fogão e cooktop?

Cooktop é o fogão de mesa. A diferença principal é que não possui forno, por isso é mais leve e portátil. Os cooktops também podem ser elétricos ou a gás. Os mais modernos funcionam por indução, geram calor por ondas eletromagnéticas.

.No entanto, surge sempre a pergunta: qual a sua diferença do fogão normal e qual é, realmente, a sua funcionalidade e objetivo?! É exatamente para responder estas questões que estou aqui hoje.

Cooktop é um fogão de mesa e sua principal diferença do tradicional é que não possui forno, sendo leve e portátil. Dessa forma, os cozinheiros de plantão que gostam e valorizam o conforto e deliciosas reuniões entre amigos e familiare, regadas a uma boa comida na mesa, com certeza, serão super adeptos a esta nova tendência de cozinha moderna, já que é fácil de manusear e pode até ser levada à mesa.

Existem algumas versões como: a gás (tradicional) ou com sistema de indução, em que o calor é gerado por correntes magnéticas acionadas automaticamente pelo contato com as panelas de metal. Na indução, ainda há a vantagem de atingir uma temperatura alta em pouco tempo, podendo ser ajustado instantânea e precisamente quanto ao tipo de cozimento e, ao remover da zona de aquecimento, o local fica praticamente frio ao toque, pois nunca aquece em demasia, só deixando a panela quente e com isso, dando mais segurança para aqueles que têm crianças em casa.
Pode-se dizer que os modelos a gás também têm ajustes de temperaturas, no entanto, há uma demora maior no tempo para aquecer o alimento na boca. Mas, possuem a vantagem de aceitar panelas de qualquer tamanho e material.

Mas, vale lembrar que, se optar por um Cooktop por Indução terá que providenciar a instalação à risca conforme as normas de segurança, uma vez que é especificado até as medidas do móvel, o tipo de material da bancada, os critérios de ventilação e instalação elétrica.

Como escolher um cooktop?

O cooktop é boa pedida quando se tem pouco espaço ou para os gourmets que preferem adotar um forno elétrico de embutir, no lugar do fogão tradicional. Um cooktop e um forno de embutir, juntos, não ficam devendo nada a um fogão de chão. Além disso, os cooktops conferem charme e elegância à cozinha e são fáceis de limpar.

Para escolher um cooktop, você pode usar muitos critérios comuns à escolha de um fogão como quantidade e potência de queimadores. Outros recursos interessantes para avaliação são:

Material de Acabamento - variam entre acabamento em inox, vidro e vitrocerâmico. Os dois últimos são extremamente fáceis de limpar. O fogão Continental cooktop 5 bocas CIT75740BD tem acabamento em vidro temperado preto e botões removíveis com trava de segurança.

Funcionamento - a gás, elétrico ou por indução. Os cooktops que funcionam por indução eletromagnética costumam exigir panelas magnéticas e geram calor apenas na panela, não aquecendo o restante da superfície. O fogão cooktop Brastemp BDJ60E funciona por indução, vem com teclas pré-programadas em seu painel eletrônico, sistema antiderramamento e função simmering que esquenta sem deixar atingir a ebulição, ideal para molhos e cremes e para manter os alimentos aquecidos.

Painel - pode ser eletrônico e vir com funções pré-programas, o que traz praticidade ao preparo de alimentos.

Sensor - há cooktops com um sensor que detecta a presença da panela, se ela não estiver bem-posicionada, um sinal sonoro é emitido. Alguns modelos desligam automaticamente após um intervalo sem que a panela seja posicionada.

Iluminação Residual - assim como o sensor que detecta a panela, este é um recurso de segurança. Com a iluminação residual, você sabe quando a superfície do cooktop está em alta temperatura pela presença da luz. O fogão cooktop Fischer 2703 oferece esse recurso e vem com 4 queimadores, sendo que dois são super-rápidos. O acabamento é vitrocerâmico, fácil de limpar.

Sistema Antiderramamento - essa função desliga o cooktop quando o líquido derrama sobre o painel.

Lorena Cavalcanti

Arquiteta e Urbanista

http://lorenaarquiteta.blogspot.com/













1 comentários:

Related Posts with Thumbnails