Related Posts with Thumbnails

Niveladores de Piso é Aqui!

Porque a mão de obra da constrção civil está escassa?!


 


  Profissões passadas de pai para filho na construção civil passam por escassez de mão de obra.



Pedreiro,azulejista,gesseiro,encanador,eletricista,pintor e principalmente ajudante geral está com vagas sobrando em construtoras por todo Brasil.

Isso acontece porque o Brasil tradicionalmente é um país de desigualdades sociais,que privilegiavam poucos e discriminava a muitos,principalmente no que tange a educação.

Então o jovem não via alternativo a não ser seguir a profissão de seus pais e o ciclo continuava.

Visto a procura por mão de obra ser menor que a demanda de trabalhadores os salários eram baixos.

Mas esta realidade mudou muito.

Com a abertura educacional para o publico de baixa renda nem os pais deixam,nem os filhos querem trabalhar na construção civil.

Todo mundo sonha com uma sala refrigerada,um computador e um salário alto.


Assim a construção ao longo do tempo foi sofrendo uma escassez de mão de obra,os salários aumentaram,as condições de trabalho melhoraram,e as profissões deixaram de ser de pai para filho e ganham o status de curso profissionalizante.

Por falta de profissional entidade de classe,sindicatos,construtoras,e até empresas do setor elaboraram cursos de capacitação profissional para suprir o mercado.

Isso socialmente é bom porque hoje ninguém fica com vergonha quando em uma loja ao perguntado sobre ¨qual sua profissão ¨a pessoa responde ¨Pedreiro¨.

É inegável que a tecnologia faça parte de nossas vidas,e ninguém é conta ela,mas - ainda não inventaram um programa de computador que COSTRUA a casa,só que a PROJETA!



1 comentários:

Liliane | seg. fev. 21, 12:17:00 PM 2011

Também não existem computadores que projetem casas. Existem programas de computador que desenham o que o arquiteto projeta. São ferramentas auxiliares. Quanto à construção civel, a tendência é a racionalização e industrialização, dimuinuindo a necessidade de mão de obra.

Postar um comentário

Banner Hotwords