Related Posts with Thumbnails

Niveladores de Piso é Aqui!

Como evitar choques elétricos em casa?


A utilização de fio terra e dispositivo DR,associados ao bom uso dos equipamentos podem reduzir entre 4% a 5% o consumo de energia e diminuir acidentes elétricos domésticos, que algumas vezes podem ser fatais. Disjuntores do tipo DR protegem a corrente diferencial residual, especialmente em áreas molhadas como banheiro, lavanderia e cozinha.
O dispositivo DR desligaria automaticamente o circuito no momento em que qualquer pessoa tocasse num fio desencapado, impedindo que a descarga elétrica fosse fatal. 

Além da possibilidade de provocar incêndios, instalações elétricas mal feitas ou em precário estado de conservação podem causar queimaduras de até terceiro grau, coagulação do sangue, lesão nos nervos, contração muscular e uma reação nervosa de estremecimento (a sensação de choque), que é perigosa se provocar a queda do indivíduo.

O condutor de proteção, mais conhecido como fio terra, tem a função de proteger adultos, crianças e até animais, do perigo do choque elétrico, em caso de falha nos equipamentos. São comuns os choques elétricos em geladeiras, máquinas de lavar ou chuveiros, às vezes fatais, daí a obrigatoriedade da instalação deste fio em todos os pontos de alimentação.O uso das tomadas de três pólos, duas fases e fio terra são essenciais para proporcionar aos usuários a segurança no uso dos equipamentos.

Dicas para ter uma instalação segura
  • Contrate profissionais verdadeiramente capacitados para a realização de instalações ou manutenções nas instalações elétricas. 
  • Cobre os cursos realizados, procure pelo profissional habilitado (CREA) responsável pela supervisão dos serviços. 
  • Nunca realize serviços de natureza elétrica se não há conhecimento técnico deste assunto, pois mesmo achando que um circuito está desligado, pode haver outras fontes de energia que podem causar um acidente, podendo ser fatal.
  • Faça uma revisão periódica nas instalações elétricas pelo menos a cada cinco anos, sempre com um profissional capacitado (eletricista, técnico e engenheiro) e principalmente um profissional que esteja atualizado, pois as instalações elétricas mudaram muito nos últimos anos e as tecnologias também.
  • A instalação do condutor de proteção, como é chamado tecnicamente o fio terra, em toda a extensão de uma instalação elétrica, é importante, e obrigatório pela lei 1.1337, de 2006. Esta prática vai minimizar os riscos de choque elétrico e garantir estabilidade no funcionamento dos equipamentos.
  • Todas as instalações que atendam áreas tidas como úmidas (como cozinha, copa, área de serviço e áreas externas) devem ser protegidas pelo DR – Dispositivo Diferencial Residual, que tem a função de desligar o circuito todas as vezes que um choque elétrico possa acontecer. 
  • Este equipamento é para salvar vidas e por isto nunca pode o custo ser a consideração principal para a escolha do produto.
  • Nunca substitua um disjuntor, por outro de maior amperagem (A)(valor), se os condutores (fios) também não forem substituídos por maior seção, (bitola ou diâmetro), pois o disjuntor tem a função de proteger os fios contra aquecimento excessivo e se a pratica acima for executada, o disjuntor não mais protegerá nada, o incêndio é quase certo.
  • Para proteger equipamentos eletroeletrônicos na residência, instale um dispositivo chamado DPS – Dispositivo de Proteção contra Surtos, que pode ser conhecido no mercado como protetor de surto, ou até para-raios eletrônico. Este equipamento irá desviar os surtos de tensão (V – voltagem – 220/127V) gerados por descargas atmosféricas, para a terra e com isto preservar os equipamentos.    

0 comentários:

Postar um comentário

Banner Hotwords