Related Posts with Thumbnails

Niveladores de Piso é Aqui!

Churrasqueira e forno de pizza-Projeto da Arq. Larissa Lieders.


Churrasqueira hoje é quase que unanimidade nacional, muito comum nas residências do Sul do país, onde é incorporada à cozinha e tem uso quase que diário, ela vem subindo o mapa e ganhando notoriedade e importância nas cidades do Norte e Nordeste também.
Para muitos, o churrasco é sinonimo de confraternização, reunião, celebração e acho que isso explica muita coisa sobre a vontade de se ter uma churrasqueira em casa.

forne de pizza
Existem vários modelos de churrasqueira, desde as portáteis às de concreto e alvenaria, desde as alimentadas à carvão às mais recentes, alimentadas à gás.


Sobre as churrasqueiras construídas, temos no mercado modelos prontos, de concreto e também as que podem ser construídas no próprio local com blocos ou tijolos. Independente do tipo, existem regras básicas para o bom funcionamento delas.

Primeiro, a chaminé deve estar dimensionada corretamente. As chaminés funcionam por pressão do ar, o ar quente sobe e o ar frio, mais pesado desce, então a chaminé deve estar sempre em local com circulação de ar favorável. Para isso, é necessário deixar a saída dela pelo menos 1 metro acima da cumeeira da cobertura. Além disso, a largura interna dela também deve estar bem dimensionada para garantir o correto fluxo de ar. No caso das ´churrasqueiras de concreto pré-fabricas, os dutos das chaminés já são dimensionados de acordo com o tamanho da churrasqueira adquirida. Mas caso se queira construir uma, um profissional da área deve ser consultado.

Segundo, todas as churrasqueiras devem receber o revestimento de tijolo refratário internamente, pois ele garante uma proteção à estrutura da churrasqueira contra as altas temperaturas do fogo durante o uso.

Já no caso dos revestimentos externos, estes podem ser os mais variados possíveis, pedras naturais, tijolos aparentes, chapisco, textura ou até uma pintura simples.

Outro fator importante no projeto da churrasqueira, mas pouco lembrado, é a área necessária para o manuesio dela. É preciso deixar um espaço confortável na frente da boca, para que o churrasqueiro possa se movimentar e, em certos casos, se esquivar de eventuais labaredas. Além disso, vale a pena deixar uma bancada de trabalho próxima para que sejam manuseados os alimentos tanto antes quanto depois de irem ao fogo.

Postagem de Larissa L. do blog fuimorarnumacasinha.blogspot.com sob regime de parceria editorial.









0 comentários:

Postar um comentário

Banner Hotwords