Related Posts with Thumbnails

Niveladores de Piso é Aqui!

Como funciona o sistema de ar condicionado?

Como funciona o Ar Condicionado


O princípio básico do funcionamento de um condicionador de ar é o mesmo principio usado nas geladeiras. Analisando a figura ao lado, vamos entender o seu funcionamento:
  • O compressor (B) comprime o gás frio, fazendo com que ele se torne liquido e quente, e tenha alta pressão, que pode ser visualizada também pela equação geral dos gases, PV = nRT (lado vermelho no desenho);
  • O liquido por sua vez, escoa pela válvula de expansão (A), o liquido se expande rapidamente voltando ao estado de vapor e se tornando um gás frio em baixa pressão, que também pode ser analisada pela equação geral dos gases;
  • Este gás frio passa pelo espiral, fazendo trocas de calor, ou seja, ele absorve o calor do ar que foi sugado pelo ar condicionado e, após resfriado, o aparelho de ar condicionado, joga de volta o ar frio para o ambiente.
  • Concluímos então que o principio do ar condicionado é retirar o calor do ambiente e joga-lo para fora do mesmo. Nos condicionadores de ar comum, aqueles de “janelas”, eles possuem também ventiladores no seu interior. O papel destes ventiladores é soprar o ar para o espiral, ou trocadores de calor como são conhecidos, melhorando assim sua capacidade de dissipar o ar quente para fora do ambiente.
  • O lado azul da imagem abaixo é a parte do ar condicionado que fica dentro do ambiente, de onde é retirado o calor, já o lado vermelho, fica do lado de fora, para onde este calor é expelido.

Curiosidade: O ar-condicionado, geladeira, ou qualquer tipo de refrigerador tem o mesmo principio de uma maquina térmica, porem, ao contrario.


Gostou dessa matéria?
Cadastre seu e-mail para receber nossa matérias.
Deixe seu comentário,ou acesse nossas redes sociais.
Não deixe que seguir O Azulejista nas redes sociais:







0 comentários:

Postar um comentário

Banner Hotwords